Viagem para serviço voluntário: dicas e plataformas

Uma maneira cada vez mais comum de sair do país a um baixo custo é fazer uma viagem para serviço voluntário. Nessas viagens, é comum que a pessoa escolha algum projeto pelo qual voluntariar-se, pague os custos de sua ida ao local e receba alguns benefícios em troca de seu auxílio.

Geralmente, esse benefício é hospedagem e algumas refeições gratuitas. Obviamente, isso não paga todo o custo da viagem, mas certamente é uma forma de contribuir com sociedades necessitadas e viver experiências singulares.

Há, também, plataformas de viagem para serviço voluntário focadas em trocas mais comerciais, como voluntariar-se para trabalhar em um hostel em troca da hospedagem no local, por exemplo.

Para organizar uma viagem para serviço voluntário, tudo dependerá de suas intenções e, claro, de sua disposição em relação ao serviço. Entenda como funciona uma viagem deste tipo, algumas dicas para aproveitá-la ao máximo e algumas plataformas que ajudarão você a encontrar uma viagem para serviço voluntário:

Entenda que você estará assumindo um compromisso

Uma viagem para serviço voluntário não é uma viagem com um artifício para que você economize dinheiro. Embora você vá, de fato, economizar uma boa parte do orçamento, você está assumindo um compromisso com uma instituição.

Ao inscrever-se para um trabalho voluntário, você está prometendo sua mão de obra em troca de algo, e as pessoas contam com você para a realização deste serviço. Leve isso a sério, mesmo que sua intenção seja só economizar. Pessoas contam com você e estão disponibilizando hospedagem e, muitas vezes, alimentação como contraparte de seu trabalho, e não como uma doação.

Escolha um voluntariado que agrade você

Como já mencionamos, uma viagem para serviço voluntário envolve trabalho – muitas vezes, trabalho duro e que pode marcar você como uma experiência para toda a vida. Por isso, vem muito a calhar que você escolha um tipo de serviço voluntário que combine com você e agrade o tipo de atividade que você costuma fazer.

Se você não tem nenhum interesse em contribuir com atividades sociais, não tem nada de errado em simplesmente trabalhar em algumas horas do dia na recepção de um hostel. O importante é que você não se force a nada desagradável simplesmente para economizar.

O que é necessário para fazer uma viagem para serviço voluntário?

Tudo depende do tipo de atividade que cada um dos voluntariados pede para seus contribuidores. Boa parte deles, no entanto, exige apenas que o viajante seja maior de idade e tenha alguma flexibilidade para auxiliar no trabalho diário.

Por isso, é comum que ter disposição e mais de 18 anos seja suficiente para participar de um trabalho voluntário. Algumas posições podem exigir mais do que isso, mas você certamente encontrará uma oportunidade que se encaixe com seu conjunto de habilidades.

Onde procurar uma viagem para serviço voluntário?

Existem vários sites e instituições que oferecem voluntariado de viagens. Há empresas, como a AIESEC que promovem a viagem e oferecem uma ampla gama de serviços e assistências, sempre realizados por estudantes que participam da instituição.

Se você prefere um voluntariado em fazendas orgânicas, pode recorrer à WWOOF ou à HelpExchange. Outros nomes como Naturally Africa Volunteers, Idalist.org e Global Volunteer Network ocupam posições de destaque entre as oportunidades para voluntariado.

Leave a Reply