Viagem de Carro: dicas para quem vai pegar a estrada

Uma viagem de carro pode ser empolgante para muitos, ou um grande estresse para tantos outros. A verdade, de qualquer forma, é que existem várias dicas para quem vai pegar a estrada que podem tornar a viagem muito mais tranquila, e evitar surpresas desagradáveis.

Confira algumas dicas para tornar sua viagem de carro mais segura e agradável, qualquer que seja o destino:

Esteja com a revisão em dia

Essa pode ser uma dica repetitiva, mas nem por isso menos importante. Seu carro precisa estar com a revisão em dia, com os pneus em bom estado e com toda a mecânica em pleno funcionamento. Caso contrário, uma viagem é simplesmente um momento de grande risco em alta velocidade.

Manter o carro em um bom estado é importante em qualquer momento, e sempre gera economia a longo prazo, pois evita trocas maiores e mais caras de peças.

Viaje sempre descansado

Nunca viaje quando você ainda está com sono. Ao saber que fará uma viagem de carro no dia seguinte, tenha uma boa noite de descanso, durma o suficiente e alimente-se bem.

Lembre-se que os efeitos do café não duram para sempre, e que é importante descansar no meio do trajeto, caso ele seja longo. Sempre que experienciar cansaço enquanto dirige, tente parar em algum local na estrada, movimentar-se um pouco e ingerir algo.

Vai viajar de dia? Use protetor solar

Uma dica comumente ignorada em uma viagem de carro é o uso de protetor solar. Muito além de uma questão de superproteção, trata-se de uma medida óbvia. Durante o dia, tudo que separa você do sol é um vidro, o que faz com que sua ação seja muito direta sobre a pele.

Não são raros os casos de pessoas que experienciam queimaduras graves em função da exposição solar dentro do carro, e isso é bastante sério.

Na hora de calcular custos, não inclua apenas a gasolina

Outro erro comum ocorre na hora de calcular o preço de uma viagem, especialmente quando trata-se de um grupo que quer dividir os custos do trajeto. É comum fazer o cálculo com base no custo da gasolina, mas há diversos outros custos agregados.

Há valores de pedágio, valores com a alimentação no meio do caminho e eventuais custos adicionais, em caso de surpresa. Nunca vá fazer uma viagem contando apenas com gastos em combustível, pois as chances de isso dar errado são altíssimas.

Não marque o início da viagem em horários de movimento

Imagine a situação em que você pretende fazer uma viagem de 400 quilômetros de distância. É natural pensar que você chegará ao seu destino em cinco horas, certo? Dessa forma, é igualmente seguro pensar que se você sair às 14h, chegará às 19h, e isso provavelmente é verdade.

No entanto, o mesmo cálculo não pode ser feito considerando que você saia às 18h para chegar às 23h. Se você mora em um grande centro urbano, o horário do rush certamente atrapalhará você. Para além disso, você já começará a viagem com um nível preocupante de irritação e estresse. Por isso, é importante planejar com cuidado o início de sua viagem.

Deixe a playlist pronta para dar play

Você não pretende fazer uma viagem de carro sem música, certo? Uma boa dica é recorrer a uma playlist já preparada antes da viagem. Isso porque não é uma boa ideia ficar procurando na biblioteca do seu celular ou do pendrive quais são as melhores músicas para ouvir naquele momento enquanto você dirige pela estrada.

Planeje lanches e bebidas fáceis de ingerir

Além das paradas, é sempre útil contar com água e pequenos lanches para fazer enquanto você está no carro. Nesse caso, dê preferência para coisas fáceis de comer, para que não distraiam você da estrada. Se possível, conte com um canudinho para a bebida, para evitar movimentos bruscos.

Leave a Reply