Quais países que exigem visto para brasileiros?

Embora a tendência globalizadora faça com que as fronteiras estatais sejam cada vez mais fluidas, ainda há uma enorme quantidade de países que exigem visto para brasileiros. Na prática, são mais de 90 países – um pouco menos do que a quantidade de países que não exige o documento, pouco superior a 100 nações.

O método de obtenção do visto pode variar, desde um simples documento comprado no aeroporto do país assim que o visitante chega, até um longo processo burocrático de obtenção de permissão. Por isso, não basta saber quais países que exigem visto para brasileiros, mas qual é o procedimento específico do país que você pretende visitar.

Confira alguns dos principais países que exigem visto para brasileiros, e quais são as regras internas de cada um deles:

Países que exigem visto para brasileiros

Embora somem mais de 90 países, há alguns destinos muito mais comuns para os brasileiros que costumam exigir a autorização para a entrada. O exemplo mais conhecido é o dos Estados Unidos. Para ir para lá, mesmo a turismo, é necessário solicitar o visto, passar por entrevista e visitar fisicamente o consulado do país no Brasil para que a documentação seja liberada. Sem isso, não é possível fazer uma visita aos vizinhos ao norte.

Na outra ponta de exigências, um país conhecido por “exigir” visto é o Egito. Também é obrigatório ter o documento por lá, muito embora sua obtenção consista em comprar o visto assim que você chega ao aeroporte, sem a necessidade de obtenção de algum tipo de autorização formal.

A Austrália é outro país com obrigatoriedade de visto. Embora as taxas de rejeições sejam muito pequenas para as solicitações por lá, é necessário obter o documento até mesmo para turismo por lá, ao contrário do que muitos pensam. No caso australiano, é importante lembrar que há diferentes categorias de visto, a depender de qual sua intenção no país.

Um país em momento de transição é o Canadá. Até então, o país exigia visto padrão para a entrada de turistas, figurando entre os países que exigem visto para brasileiros. Desde 1º de maio de 2017, no entanto, o país iniciou um processo de flexibilização que aceitará a utilização de passaporte para fins turísticos, reduzindo uma barreira burocrática para visitantes.

Atenção: visto não é necessário apenas a turismo

Um fator que você precisa levar em consideração ao fazer o documento em países que exigem visto para brasileiros é a categoria do seu visto. Em geral, ao solicitar um visto, você está pedindo a entrada turística, de tempo limitado e possibilidades de ações também restritas.

Tirar um visto turístico para um país não dá direito a você estudar ou trabalhar por lá, na maioria dos casos, e uma irregularidade pode gerar até mesmo sua deportação. Por isso, se a sua intenção não é apenas de visitar o país, é absolutamente essencial que você tenha o visto correto, com as autorizações necessárias, para evitar cometer algum tipo de ilegalidade.

Leave a Reply