Praias com ondas gigantes: conheça algumas

Há praias para banhistas casuais e pessoas que eventualmente gostam de divertir-se com uma prancha, e há aquelas em condições mais extremas: as praias com ondas gigantes, que podem ser o sonho ou o pesadelo de vários surfistas pelo mundo.

As praias com ondas gigantes mesclam um misto de aventura extrema, diversão e medo até mesmo para os surfistas mais experientes, pois demonstram o poder da natureza e a necessidade de respeito por cada um de seus aspectos.

Confira algumas das praias com ondas gigantes mais famosas do mundo:

Ilhas Mentawai – Indonésia

As ilhas Mentawai são um arquipélago de dezenas de pequenas ilhas, começando a ganhar certa fama no mundo na década de 1990. Desde então, tornou-se um dos principais paraísos do surfe no planeta.

Nestas praias verdadeiramente paradisíacas, ondas gigantescas formam-se nas ilhas de Siparo, Pagi e Siberut, envoltas pela natureza que gera uma cenário surreal. A acesso a elas não é exatamente fácil, mas é um destino obrigatório para quem busca por ondas gigantes.

Banzai Pipeline – Hawaii

É impossível falar sobre praias com ondas gigantes sem mencionar o Hawaii, obviamente. O complexo de ilhas pertencentes aos EUA formam o que se pode considerar o mais icônico destino do surfe, e a praia com as ondas mais famosas é a Banzai Pipeline.

Trata-se de uma praia para surfistas experientes, capazes de aceitar grandes desafios. É, ainda, o palco para algumas das principais competições de surfe existentes no planeta, onde vários surfistas profissionais conseguiram criar sua reputação.

A praia é tão conhecida por suas ondas gigantes e perigosas, que não apenas de glórias vive a sua história: é conhecida, também, como um dos pontos de surfe mais mortais do planeta.

Mullaghmore Head – Irlanda

Ondas enormes e rápidas são encontradas nesta praia irlandesa, onde o maior recorde registrado foi de uma onda de cerca de 30 pés, o que corresponde a nada menos do que nove metros de uma enorme massa de água fechando-se em um tubo perfeito. É em Mullaghmore Head, também, onde acontece a principal competição de surfe na Irlanda, o que a torna conhecida como uma das melhores praias para surfistas no planeta.

Teahupoo – Taiti

Outro paraíso de praias com ondas gigantes, o Taiti reserva, junto à pequena cidade de Teahupoo, a praia com algumas das maiores ondas da polinésia francesa. Não há nenhuma surpresa se um dia normal apresentar ondas com mais de cinco metros de altura, e a praia é conhecida por tubos consistentes, o que a faz receber importantes competições profissionais.

Shipstern Bluff – Austrália

Obviamente, uma lista das praias com ondas gigantes deve incluir ao menos uma praia australiana – outro paraíso já tradicional do surfe. Shipstern Bluff precisa ser acessada por barco ou pelo meio de um parque nacional, através de uma longa caminhada. O esforço, no entanto, vale a pena: o destino possui uma paisagem paradisíaca e impressionante. Um enorme bloco de granito adentra o mar, com vegetação na parte superior, o que gera um misto de beleza e imponência que certamente assustam até mesmo os surfistas mais experientes.

Leave a Reply