Praias com dunas no Brasil

Há uma grande diversidade de praias com dunas no Brasil, o que permite que os mais aventureiros encontrem opções interessantes de diferentes estilos: desde gigantescas montanhas provisórias de areia, até dunas mais tímidas, que permanecem em torno da praia à anos, protegidas pela vegetação nativa.

Qualquer que seja sua preferência, a vantagem das praias com duna no Brasil certamente é que a característica dá um tom mais próximo de natureza, além de permitir algumas atrações adicionais na praia.

Confira algumas das mais conhecidas praias com dunas no Brasil:

Praia da Joaquina, Florianópolis, Santa Catarina

A capital catarinense possui uma grande quantidade de praias, mesclando sua parte continental e a ilha, onde são encontrados locais para todos os estilos. Entre as várias opções, há as famosas dunas que dividem a praia da Joaquina e a Lagoa da Conceição, onde é comum encontrar pessoas praticando sandboard ou caminhadas aventureiras.

Na cidade há, ainda, dunas nas praias do Campeche, na separação entre Ingleses e Santinho e na praia da Armação, um pouco menores que aquela nos arredores da Joaquina.

Praia das Dunas, Cabo Frio, Rio de Janeiro

A praia das dunas não se destaca pelas dunas colossais mais comuns no nordeste brasileiro, mas pelo fato de fazer parte de uma área de proteção ambiental. Isso permite que as dunas sejam mantidas intocadas há muito tempo, com a peculiaridade de haver trechos de vegetação sobre elas.

A praia das dunas fica a poucos quilômetros do centro de Cabo Frio, e é pouco frequentada por turistas. Se além de praias com dunas no Brasil você se interessa por surfe, no entanto, esse certamente é um destino que você deve considerar seriamente.

Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara, Ceará

Jericoacoara é um dos mais populares destinos do litoral cearense, e provavelmente é uma das praias com duna no Brasil com maior destaque. O turismo transformou a pequena vila de pescadores em um ponto movimentado durante o verão do Ceará, mas ainda é possível aproveitar as impressionantes dunas que dançam pela paisagem local.

Uma boa dica para quem quer conhecer o local é visitar a Duna do Pôr do Sol, onde é possível ter uma vista completa da paisagem, incluindo toda a praia, o mar e o sol desaparecendo no fim da tarde em encontro com as águas.

Genipabu, Rio Grande do Norte

Para muitas pessoas, Genipabu não apenas é a mais icônica entre as praias com duna no Brasil, como é um local de inovação em relação a turismo de dunas. Diversões como esquibunda, passeios de dromedário e longas aventuras de bugue estão entre as marcas registradas do local, que mescla as enormes dunas entre o mar e a lagoa de água doce.

Outro aspecto positivo de Genipabu é que os ventos constantes fazem com que a paisagem nunca seja a mesma. As dunas modificam-se tanto, que é necessária uma revisão diária das sinalizações de segurança no local.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas, Maranhão

Embora não esteja entre as praias com duna no Brasil, por não tratar-se de uma região litorânea, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses merece um lugar nesta lista. As dunas imensas por um vasto território encontram-se sobre um solo argiloso. Isso faz com que as chuvas não consigam penetrar nas partes mais fundas do solo, sem escoarem para os lençóis freático. O resultado é que elas acumulam-se nas depressões formadas pelas dunas.

Isso resulta em uma paisagem inacreditável de imensas dunas brancas em meio a lagoas provisórias, até onde seus olhos forem capazes de enxergar. É, sem dúvidas, um dos destinos mais impressionantes do território brasileiro onde as dunas são peça fundamental para a imponência natural.

Leave a Reply