Praias com areia colorida

Quando pensamos em praias, a areia geralmente possui um tom amarelado ou branco, e praias com areia colorida ocupam um lugar exótico em nosso imaginário. De fato, essas praias são uma minoria em comparação aos tons mais tradicionais, e a natureza não cansa de oferecer paisagens surpreendentes para aqueles que exploram.

Em muitas praias, a composição química, o histórico geológico e fenômenos diversos provocam tons incomuns na areia da praia, o que atrai a atenção de turistas e exploradores. Com exceção da coloração azul, praticamente qualquer outra cor pode ser encontrada em ao menos uma praia ao redor do planeta.

Confira algumas praias com areia colorida conhecidas pelo mundo:

Praias com areia preta

A areia preta é uma das mais curiosas cores para praias, uma vez que geralmente não é a coloração que pensamos para um praia limpa. A areia preta é formada a partir de lava vulcânica ainda derretida que entra no oceano gelado, formando a areia. Por isso, pode ser encontrada em algumas regiões tipicamente vulcânicas, como no Havaí, na Nova Zelândia, na Islândia e em Mauí.

Praias com areia verde

Bastante incomum, a alta presença de um mineral chamado olivina dá um tom esverdeado intenso para algumas praias no planeta. Entre os poucos registros de locais com este tipo de coloração, alguns pontos do Havaí, das Ilhas Galápagos e da Noruega estão entre os conhecidos.

Praias com areia vermelha

Entre as praias com areia colorida, a tonalidade avermelhada, ou âmbar, pode ter diferentes causas. Em geral, são associadas a rochas de arenito ou à alta presença de metais na composição do solo, que acabam tornando-se ferrugem. Estão presentes em alguns lugares da Grécia, da Índia, do Havaí e do Brasil.

Praias com areia laranja

A cor de laranja na areia, também confundido com um tom dourado escuro, também ocorre em função da composição química do solo, que gera a coloração da areia. É presente em praias com areia colorida na Malásia, em Malta, na China e na Sardenha.

Praias com areia cor de rosa

Praias de Bermuda, Bahamas, Indonésia e na Escócia possuem uma coisa em comum> a presença de areias em tom rosado. A explicação científica para o fenômeno é a presença de corais vermelhos perto da costa, que acabam tendo partículas transportadas para a areia, que absorve a coloração com o tempo, gerando um visual bastante único.

Praias com areia roxa

Embora sejam muito raras, existem praias que combinam alguns minerais específicos, como o quartzo, junto a elementos vindos de rochas tocadas pelo mar, gerando uma reação que torna a areia do local rocha. Um dos exemplos mais conhecidos é a Pfeiffer Beach, na Califórnia.

Praias com areia branca

Embora não seja tão raro, existem praias com a areia tão branca que merecem fazer parte da lista de praias com areia colorida. Praias caribenhas e vários destinos do nordeste brasileiro são bastante conhecidos pela características, mas é na Austrália, em Hyams Beach, que o recorde de praia com a areia mais branca do mundo é estabelecido pelo Livro dos Recordes.

Praias com areia colorida em diferentes tons

Alguns locais reúnem vários destes elementos curiosos. Na Austrália, a Ilha Fraser possui mais de 70 cores diferentes de areia, por exemplo. No Ceará, algumas dunas também apresentam uma incontável quantidade de tonalidades, que são exploradas para turismo.

Leave a Reply