Praias com águas cristalinas: as mais incríveis do Brasil

Se você busca por praias com águas cristalinas e acha que é necessário conhecer o litoral asiático ou caribenho, leia este texto antes. Há uma grande quantidade de praias com águas cristalinas no Brasil que não deixam nada a desejar, nem mesmo para os gostos mais exigentes.

Algo muito interessante no cenário brasileiro é que, em meio a tanta diversidade, é possível encontrar até mesmo fontes de água doce que são completamente cristalinas. Pode parecer improvável, mas é a realidade!

Por isso, confira uma seleção com algumas das mais impressionantes praias com águas cristalinas em nosso país, e conheça suas principais características:

Boipeba, Morro de São Paulo e Península de Maraú, Bahia

A ilha de Boipeba fica a cerca de 45 minutos de barco da costa da cidade vizinha de Valença, na Bahia. Embora não seja um destino muito próximo para quem está na capital do estado, por exemplo, o resultado é inquestionavelmente recompensador.

A necessidade de acesso controlado faz com que a ilha seja naturalmente preservada e selvagem em vários de seus aspectos. Ainda muito intocada, é um local perfeito para o descanso dos viajantes e para aqueles que gostam de mergulhar e observar praias com a água mais cristalina que se pode imaginar.

Para quem via a Boipeba, outra opção entre as praias com águas cristalinas do litoral baiano é a ilha chamada Morro de São Paulo. Com acesso muito mais fácil para os visitantes, o local possui uma estrutura melhor, incluindo uma conhecida vida noturna animada.

Outro destino obrigatório é a Península de Maraú, na chamada Costa do Dendê. Ela fica mais ao sul do Morro de São Paulo, e possui uma enorme extensão de areia de praias sempre tranquilas, com uma impressionante água cristalina que recebe os visitantes.

Arraial do Cabo, Rio de Janeiro

Arraial do Cabo é um dos conhecidos destinos turísticos do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 140 quilômetros da capital do Estado. Isso significa que, além de praias com águas cristalinas e uma natureza significativamente preservada da Mata Atlântica, os visitantes podem contar com uma estrutura de alto profissionalismo, o que alia o melhor de dois mundos.

Atalaia e Baía dos Porcos, Fernando de Noronha

Não é nenhum surpresa que uma lista com as praias com águas cristalinas mais interessantes do Brasil contenha opções do arquipélago mais paradisíaco do país. Uma delas é a Praia do Atalaia – uma das águas mais transparentes e propícias para rápidos mergulhos do país. Vem a calhar, é claro, a enorme quantidade de peixes coloridos que permitem que os mergulhadores nadem entre eles.

Ainda mais impressionante é a pequena Baía dos Porcos, com apenas cem metros de extensão, mas uma quantidade inacreditável de belezas naturais para quem fica na areia ou dentro da água. Não bastasse o quão cristalina é a água para mergulhos, a exuberância da fauna marítima é impressionante. Espere ver peixes, tartarugas e estrelas marinhas, mesmo em um rápido mergulho, nesta praia que mais parece um grande aquário natural.

Galés de Maragogi, Alagoas

Outro destino imperdível para quem busca praias com águas cristalinas é Galés de Maragogi, na famosa Maragogi e seus recifes de corais, que tornam a água tão calma e cristalina em grandes piscinas naturais, que o barcos parecem simplesmente flutuar sobre areias e fauna impressionante. É um passeio absolutamente obrigatório para quem busca belezas naturais no estado.

As “não praias” de Bonito, Mato Grosso do Sul

Se você está buscando por praias com águas cristalinas, certamente está pensando em água salgada. Considere, no entanto, destinos de água doce com beleza surreal e impressionante. Dois destes destinos inacreditáveis ficam na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul.

O primeiro é a Gruta do Lago Azul, que oferece um recanto de águas azuis e impressionantes dentro de uma gruta – algo digno de telas de cinema. É um passeio recompensador após uma trilha razoavelmente acessível. Outro destino obrigatório é conhecer o Rio Sucuri, também na cidade.

Pode-se fazer um passeio flutuando sobre a correnteza do rio por dois quilômetros, em um trajeto de quase uma hora. A água é tão cristalina que a sensação é de flutuar sobre um aquário gigante, em um passeio quase hipnotizante observando a fauna e a paisagem intocada do local.

Leave a Reply