Nomadismo Digital: Entenda como ser um nômade digital

O nomadismo digital é um termo cada vez mais conhecido, e o objetivo de ser um nômade digital parece ganhar mais e mais espaço entre as pessoas que buscam uma forma de viajar, mas sem interromper sua carreira profissional, ou deixar de ganhar dinheiro durante as viagens.

Essa opções tornou-se possível à medida que a tecnologia desenvolveu-se, e hoje existem várias pessoas que podem trabalhar pelo mundo sem um endereço fixo, e sem amarras aos horários onde está.

O nomadismo digital é possível quando uma pessoa pode entregar seu trabalho com qualidade, mas sua presença física não é essencial – algo que é cada vez mais recorrente. E você, já pensou em ser um nômade digital?

Confira mais sobre o nomadismo digital, e entenda o que é a proposta, e como é possível adotar este novo estilo de vida:

O que é um nômade digital?

Um nômade digital é aquela pessoa que pode trabalhar digitalmente, através de internet, sem que sua presença física seja essencial para a realização de um trabalho. De forma simplificada, o nomadismo digital é uma espécie de home office – já conhecido em nossa realidade – mas sem a parte de um “home” propriamente dito.

O nomadismo digital consiste em aproveitar a oportunidade de trabalhar digitalmente para viver em diferentes lugares do mundo, simplesmente onde der vontade. Em outras palavras, o nômade digital é aquele que utiliza a tecnologia para dar espaço à sua própria liberdade.

Áreas nas quais ser nômade digital é mais possível

Obviamente, nem todas as áreas permitem que seus trabalhadores adotem o nomadismo digital. Geralmente, são áreas mais relacionadas à tecnologia, à criatividade e a atividades de consultoria e análise de aspectos digitais e dados.

Programadores, escritores, publicitários, atendentes de certos tipos de produtos e consultores estão entre os profissionais que mais adotam este tipo de vida. Também é comum encontrar vendedores de vários tipos, que não dependem de vendas presenciais, bem como especialistas em marketing digital e SEO.

Quais as vantagens de ser um nômade digital?

Há diversas vantagem em adotar o nomadismo digital, e tudo depende das prioridades de cada um. Obviamente, nem tudo são flores ao se adotar este estilo de vida, mas é inegável que a maior parte de seus praticantes enxerga muito mais vantagens do que desvantagens. Em geral, destacam-se as seguintes características:

Autonomia e flexibilidade

Quem trabalha pelo mundo possui uma relação diferente com a responsabilidade do trabalho. Essa pessoa entende melhor o quanto é necessário cumprir suas metas e realizar suas funções da melhor maneira possível. Além disso, ela precisa aprender a ser mais autônoma para que a relação de distância dê certo.

Junto a essa autonomia, há a questão da flexibilidade, que permite que horários, intervalos e, até mesmo, aquela pausa para o café ocorram de forma mais fluida de acordo com a forma como a pessoas se sente naquele momento específico.

Menos custos para as empresas

Para as empresas, um funcionando viajando por conta própria pelo mundo significa menos gastos com espaço da organização, material de escritório e custos adicionais de manter uma pessoa sempre em atividade por lá. Se o trabalho a distância é possível, ele tende a ser muito menos custoso para a empresa.

Menos estresse com trânsito e trajetos

Esteja você em alguma praia paradisíaca, ou em locais de trânsito terrível, como em grandes cidades indianas, você simplesmente não precisará sair de casa para trabalhar, o que reduz muito o estresse e o tempo perdido no ônibus.

Trata-se da vantagem típica do home office, mas com o bônus de estar em qualquer lugar do mundo. Invariavelmente, isso resulta em melhor qualidade de vida, que sempre acaba refletindo em um trabalho mais empolgado e dedicado – tornando-se uma relação positiva para o empregador e para o empregado.

Leave a Reply