Moeda na Rússia: qual a melhor forma de levar dinheiro para lá?

Como você já deve saber, a moeda na Rússia é o Rublo. Se algumas vez, no entanto, já tentou adquirir rublos no Brasil, deve ter percebido que a tarefa está longe de ser fácil. Os rublos são bastante raros, e geralmente precisam ser pedidos com antecedência – além de as taxas de câmbio serem bastante desvantajosas.

Isso leva à pergunta de qual a melhor forma de levar dinheiro para a Rússia, e como utilizar a moeda na Rússia sem perder muito dinheiro no processo de câmbio. A verdade é que a tarefa não é exatamente fácil, mas está longe de ser impossível com um pouco de conhecimento.

Saiba como adquirir rublos da melhor forma possível, e como utilizar a moeda na Rússia:

Qual moeda utilizar?

Obviamente, a melhor moeda para negociar compras em outros países é sempre a moeda local. No entanto, há uma dica interessante para levar dinheiro para a Rússia. Se você quer trocar o dinheiro, uma boa ideia é trocar do Euro para o Rublo, e não do Real para o Rublo.

Embora não pareça muito coerente, a economia russa possui alguns sistema de atrelamento do valor da moeda que complicam um pouco as taxas de câmbio. Sem entrar em um estudo de microeconomia, o resultado dessa característica é que o câmbio do euro para o rublo pode ser quase 20% mais vantajosa do que do real para o rublo. O dinheiro europeu também é mais vantajoso do que o dólar, por motivos óbvios. Por isso, uma boa ideia é chegar com alguns euros para utilizar ao menos em seus gastos imediatos.

Qual a forma mais vantajosa?

Atualmente, você pode dar preferência para o cartão de crédito sempre que possível. O cartão faz a conversão para a moeda na Rússia de acordo com índices oficiais, o que prejudica menos o seu bolso, a despeito o IOF ser superior a 6%.

Por isso, se você contar com um bom sistema de saque de crédito ou débito em cartões internacionais, dê preferência a eles. Cuide, no entanto, as taxas para estes saques.

Onde fazer o câmbio na Rússia

Os bancos estatais e os aeroportos são sempre opções seguras. No entanto, algum pontos perto de pontos turísticos destacam-se pelos letreiros inconfundíveis com dólares e euros piscando incansavelmente. Geralmente, estes locais oferecem taxas melhores para os turistas, e é uma boa ideia esperar até encontrar um deles, caso você tenha dinheiro para as primeiras horas e gastos.

Lembre-se, no entanto, que não são todas as casas de câmbio que aceitam o real, e que você realmente deve considerar a dica de converter antes para Euro, quando ainda estiver no Brasil.

Vale a pena utilizar os cartões pré-pagos?

Cartões como o Travel Money e outros pré-pagos podem ser uma boa opção a depender das taxas para compras em outras moedas. Você não encontrará cartões carregados em Rublos, o que faz com que seja necessário carregá-los de Euros e fazer a compra nesta moeda.

Neste caso, é importante perguntar antes da compra qual é a taxa para compras em outra moeda. Se ela for muito alta, pode ser mais válido usar o cartão como uma forma de guardar euros e sacar em caixas internacionais por lá, para converter em rublos e usar a moeda na Rússia

Leave a Reply