Melhores praias do Rio de Janeiro: conheça os destinos

As melhores praias do Rio de Janeiro geram não apenas uma Cidade Maravilhosa, mas todo um estado de belezas naturais impressionantes, que enchem os olhos de todos com paisagens que tornam qualquer passeio algo inesquecível.

De pequenas praias protegidas pela natureza, a grandes praias que ajudaram o local a ganhar fama mundial, as melhores praias do Rio de Janeiro são passeios obrigatórios para quem está pelo estado. Confira alguns destes destinos, e saiba o que esperar em cada uma delas:

Praia de Ipanema

Obviamente, seria injusto iniciar a lista das melhores praias do Rio de Janeiro sem homenagear aquela que provavelmente é a mais icônica da capital carioca. Estrela da zona sul, é destino obrigatório para quem vai pela primeira vez à cidade, o que a torna sempre cheia de pessoas de todos os lugares do mundo.

A praia de Ipanema não é um lugar para descanso: é uma típica praia de movimento, com surfistas, ambulantes, crianças e bares – é uma caricatura viva do imaginário carioca sobre as praias, e certamente merece a visita.

Praia Lopes Mendes

Em Ilha Grande, a praia Lopes Mendes é considerada por muitos o melhores destino do estado do Rio de Janeiro. Localizada em Angra dos Reis, sua areia cercada das tradicionais amendoeiras e a água cristalina justificam a fama. É necessário chegar à praia através de uma trilha ou de barco, o que ajuda a preservar o local de forma intensa.

Se você tem ainda mais disposição para descobrir praias fantásticas intocadas pela natureza, há outra opção que complementa Lopes Mendes: a praia do Caxadaço. De acesso difícil, essa praia é possivelmente um dos destinos mais impressionantes e protegidos pela natureza no estado. Se você possui algum tempo de sobra e gosto por aventuras, deve ir até lá para passar pela experiência recompensadora de estar em um local tão paradisíaco.

Praia do Farol

A praia do Farol não apenas está entre as melhores praias do Rio de Janeiro, mas entre as mais belas de todo o Brasil, segundo a maior parte dos levantamentos, aproximando-se dos principais destinos de Fernando de Noronha, por exemplo.

A praia fica em Arraial do Cabo, e conta com águas cristalinas, que dão o título de “capital brasileira do mergulho” ao local. O acesso, no entanto, é restrito a barcos autorizados, e os visitantes podem passar no máximo uma hora no local. Por isso, é importante planejar-se para aproveitar essa experiência única.

Prainha e Grumari

A Prainha e a praia de Grumari são dois locais fantásticos da capital carioca, e certamente merecem posição de destaque entre as melhores praias do Rio de Janeiro. Ambas estão intocadas dentro de uma Zona de Proteção Ambiental, na zona oeste da capital. Isso significa que a mata atlântica é o casa de onde essas duas obras primas surgem para fazer o encontro entre a natureza e o mar.

A prainha possui apenas 150 metro de extensão, e conta apenas com pequenos quiosques para atender os visitantes. Isso significa que a natureza predomina, valorizando a paisagem natural impressionante.

Um pouco maior, a praia de Grumari é uma vizinha da prainha, com três km de extensão, mas igualmente pouco tocada pela ação humana. Morros e pedras marcam a paisagem dessa praia paradisíaca, bastante frequentada por surfistas em função das belas ondas que formam-se por lá.

Leave a Reply