A maior piscina do mundo: conheça este mar artifical

Se você nunca ouviu falar na maior piscina do mundo – daquelas com direito a ocuparem um espaço no Livro do Recordes –  falar sobre uma piscina artificial com mais de um quilômetro de comprimento e mais de cem metros de profundidade pode parecer simplesmente uma loucura.

Na prática, pensar isso é uma reação natural. Provavelmente, é uma loucura. Mas existe.

Trata-se da piscina ícone do resort San Alfonso del Mar, no litoral do Chile, em Algaborro. O hotel não apenas conta com a maior piscina do mundo, que também é a mais profunda do planeta, mas sua nada modesta atração chega a ser seis vezes maior de que a segunda maior da Terra. Trata-se de um nível completamente absurdo de esbanjamento.

De qualquer forma, a piscina é impressionante por uma série de características que vão além de suas medidas. Saiba mais sobre a maior piscina do mundo, e quais são as qualidades em torno desta atração incrível:

Onde fica a maior piscina do mundo?

A cidade de Algaborro, no litoral chileno, abriga um dos mais ousados empreendimentos da região, o resort Alfonso del Mar. É na frente dos diversos prédios do complexo do resort que somam-se os 1.012 metros de comprimento da piscina, que atinge cerca de 115 metros de profundidade em seu ponto mais extremo.

No total, são oito hectares de área ocupada pela piscina, o que equivale a mais de 20 piscinas olímpicas juntas. O hotel de luxo oferece serviço completo tanto em relação às atrações da piscina, quanto em relação às opções de entretenimento no próprio hotel, é claro.

Para quem realmente pretende aproveitar tudo que o enorme volume de água tem a oferecer, pode-se fazer desde mergulhos, até passeios de caiaque e de iate – afinal, uma piscina medida em quilômetros certamente pode ser navegada, certo?

Não é uma brincadeira quando falamos sobre a possibilidade de navegar na piscina. Não apenas uma atração turística, a opção serve como forma mais rápida de transporte para cruzar a enorme área de água de um lado para o outro, dentro do hotel!

Como foi feita a maior piscina do mundo?

De forma resumida, pode-se dizer que a maior piscina do mundo foi feita com muita água, tecnologia e, claro, muito investimento. São cerca de 250 milhões de litros de água formando o volume total da atração.

Para construir o local, os números não são totalmente divulgados, mas estima-se um gasto entre 1 e 1,5 bilhão de dólares para que o projeto saísse do papel e todo o sistema de manutenção fosse elaborado. Perto disso, os gastos de cerca de dois milhões de dólares por ano em manutenção são praticamente uma pechincha.

O valor alto ocorre em função do sistema complexo utilizado para manter a atração. Além de tratar a água, como em piscinas normais, a maior piscina do mundo conta com um diferencial: trata-se da mais cristalina e pura água do mar. Em outras palavras, o sistema puxa água do mar, filtra-a de forma esmerada e entrega aquela que provavelmente seja a água salgada mais pura e cristalina do planeta.

O sistema foi desenvolvido por uma empresa chamada Crystal Lagoons, que tinha a difícil tarefa de manter toda esta lagoa de água salgada limpa, além – é claro – de estar em uma constante temperatura de agradáveis 26 graus Celsius.

Leave a Reply