Importância e tipos de doleiras para viagens

A despeito das não recomendações no mundo da moda, as doleiras para viagens ainda são uma das formas mais seguras de manter seu dinheiro e seus documentos seguros quando você está em outra cidade, especialmente fora do país.

No exterior, mais importante do que seu dinheiro é a sua documentação, que garante que você está legalmente dentro daquele país, e pode virar um grande problema caso você a tenha perdido. Além disso, alguns destinos – especialmente em grandes cidades – são conhecidas pela atividades de batedores de carteiras. Estes criminosos buscam por oportunidades em bolsos, mochilas e casacos para subtrair dinheiro e cartões de pessoas desatentas em suas atividades, e podem causar um grande prejuízo.

Por isso, doleiras para viagens são uma forma prática e eficiente de manter seus bens mais importantes fora do alcance de oportunistas e, até mesmo, eventuais perdas. Saiba mais qual a importância e quais os tipos de doleiras para viagens que você pode utilizar:

O que é uma doleira?

Para algumas pessoas, o próprio nome pode ser esquisito, especialmente se você for jovem. Uma doleira nada mais é do que uma espécie de bolsa de cintura fina, feita para ser usada por baixo da roupa. Se você nunca viu uma doleira, pode imaginá-la como se fosse uma espécie de pochete para uso interno: possui um elástico que funciona como cinto, que segura uma pequena bolsa fina – capaz de carregar cédulas, cartões e documentos – que fica seguramente grudada à barriga ou cintura.

Trata-se de uma espécie de bolso adicional para ser utilizado por baixo da roupa. Algumas delas contam com zíper ou velcro na parte superior, para evitar que seu conteúdo caia em algum movimento mais brusco. Geralmente, o preço de uma doleira é bem acessível, e até as mais simples cumprem sua função muito bem.

Por que utilizar doleira?

Os principais motivos para você utilizar uma doleira estão relacionados à segurança. Como fica guardada abaixo da roupa e em contato direto com seu corpo, é muito difícil que alguém mexa na doleira sem que você perceba.

Além disso, por ser pequena e leve, ela geralmente é bastante confortável. Algumas pessoas consideram um pouco incômodo carregar a doleira, mas a verdade é que com o ajuste certo ela praticamente não incomoda, e acaba sendo um esforço muito pequeno em comparação ao enorme benefício que gera sobre a segurança de seus bens durante uma viagem.

Tipos de doleira e materiais

Embora a maior parte das doleiras para viagens sejam basicamente iguais, existem algumas características e diferenças às quais você pode dedicar atenção para que ela tenha o melhor uso o possível.

A primeira diferenciação entre os tipos está nos materiais das doleiras para viagens. Existem basicamente dois tipos de doleiras populares: as feitas em tecido, ou as feitas em plástico. Para destinos comuns, as doleiras de tecido tendem a ser mais confortáveis, pois o contato do material com a pele é menos incômodo que o plástico – especialmente em locais quentes. Por outro lado, se você pretende ir a locais com muita chuva ou umidade, uma doleira plástica e impermeável é mais segura para seus documento e dinheiro.

Outro ponto ao qual você pode dar atenção é o tipo de cinto da doleira. Uma boa doleira possui o diâmetro do elástico ajustável. Isso permite que ela esteja bem presa ao seu corpo, mas sem tornar-se desconfortável por estar excessivamente apertada.

Dicas para usar a doleira em viagens

Algumas dicas em relação a doleiras para viagens podem aumentar sua segurança durante uma viagem qualquer. Para começar, é necessário considerar o volume: a maioria das doleiras tem espaço suficiente para você guardar seu celular, por exemplo. De fato, isso é possível, mas considere que isso aumentará o volume do objeto – o que pode ser um risco em locais um pouco mais violentos.

Além disso, considere pensar um pouco a respeito da altura da doleira. Não utilize-a muito baixa, na cintura, pois reduz suas garantias de proteção. Coloque-a, no entanto, a uma altura onde você consiga alcançar sem muita dificuldade.

Lembre-se, também, de sempre colocar doleiras para viagens na parte frontal do tronco, em contato com a barriga, onde seu campo de visão sempre alcança.

Leave a Reply