Green Card: o que é? Como obter?

O Green Card é o sonho de muitos brasileiros que enxergam nos EUA uma oportunidade para mudar de vida, e buscam ficar por lá for forma definitiva, vivendo como cidadão. Seja por segurança, trabalho ou simplesmente para viver o tão conhecido sonho americano, muitas pessoas enxergam no vizinho ao norte um objetivo de vida.

Para viver lá, no entanto, são necessárias várias barreiras burocráticas. A única forma de garantir a permanência definitiva e legal por lá é a obtenção de um Green Card, que é a permissão definitiva, como uma espécie de naturalização sem a obtenção da nacionalidade propriamente dita.

Entenda o que é o Green Card, qual sua importância e como ele pode ser obtido:

O que é o Green Card?

O Green Card é o nome dado popularmente ao United States Permanent Resident Card – Documento de Residência Permanente nos Estados Unidos. Em outras palavras, é uma espécie de visto permanente, que não apenas trata da possibilidade de residência daquele indivíduo, mas também de trabalho e participação do contexto de cidadania local.

É importante não confundir o Green Card com um processo de naturalização, pois tratam-se de coisas distintas. Naturalização é a obtenção de caráter de cidadão: a nacionalidade do indivíduo passa a ser outra. O Green Card é um visto permanente, mas que não influencia na nacionalidade.

Quem obtém o Green Card passa a ter livre acesso e participação no país. A única restrição é a necessidade de avisar quando sairá dos EUA por um longo período. Se não fizer o aviso formal e passar muito tempo fora, é possível que o Green Card seja cancelado.

Formas de obter o Green Card

Existem diferentes maneiras de o visto permanente para os EUA ser obtido. Entre estas formas, destacam-se:

Casamento

O casamento é a forma mais tradicional de obtenção do Green Card. Para que isso ocorra, é necessário que um estrangeiro case-se com um cidadão norte-americano. O marido ou esposa deste cidadão ou cidadã adquire, assim, o direito à permissão permanente. É necessário dar atenção, no entanto, ao fato de que o casamento não pode ser fraudado: muitas vezes, essas uniões são investigadas e, caso seja comprovada uma fraude com o intuito único de obtenção de visto, trata-se de um crime federal no país.

Parentesco

Outra opção razoavelmente simples é através do parentesco. Se você já possui algum parente direto (pais e filhos, por exemplo) com cidadania nos EUA, pode solicitar a sua própria. É necessário consdierar, no entanto, que parentes distantes não justificam o pedido, e é necessária a intenção de permancer no país após a obtenção da documentação.

Emprego fixo

Nos casos em que um emprego é garantido para um estrangeiro, desde que comprovada sua importância para aquele cargo, e desde que a remuneração seja considerada suficiente, o empregador pode solicitar Green Card junto ao estrangeiro, para que ele passe a ser considerado um trabalhador local.

Investimento

Outra maneira – possivelmente a mais cara – de se obter o Green Card é através de investimento estrangeiro. Para quem possui dinheiro para criar seu negócio, é possível solicitar o Green Card junto à demonstração de interesse e planejamento de abrir uma empresa de 500 mil a um milhão de dólares (a depender do local), com capacidade de empregabilidade de, ao menos, dez cidadãos americanos legalizados.

Com capacidade de investimento, o processo torna-se muito mais fácil e rápido, desde que os requisitos sejam cumpridos.

Leave a Reply