Festivais de Música na Rússia: para todos os estilos

Os festivais de música na Rússia geralmente ocorrem no início do verão, ou em datas especiais da estação. Por motivos óbvios, a realização de um festival no inverno não é exatamente a escolha mais racional.

Isso significa que, à medida que o verão se aproxima, os fãs de música do país precisam ter o preparo físico para uma maratona de festivais de grande porte. Engana-se quem pensa que os festivais por lá são voltados para músicas tradicionais da região: os festivais de música na Rússia reúnem artísticas muito importantes de diversas cenas – especialmente na música eletrônica.

Confira alguns dos principais festivais de música na Rússia:

Park Live Festival

O festival Park Live pode não ser mais o antigo em território russo, mas já é um dos mais esperados e interessantes. Desde 2014, o Park Live acontece em Moscou, sempre ao ar livre, com alguns dias de evento.

Em média, este grande festival é realizado durante três dias – quase sempre no mês de junho – e reúne uma seleção bastante eclética de artistas de diferentes estilos.

Nashestvie

É provável que você nunca tenha ouvido falar em Zavidovo, na região de Tver. Na verdade, não é uma das regiões muito populares do país. Surpreendentemente, no entanto, é lá que acontece um dos mais populares festivais de música na Rússia há quase vinte anos.

Zavidovo recebe o Nashestvie, um festival para mais de 150 mil pessoas, reunindo não apenas música, mas apresentações de teatro e cinema em palcos e segmentos alternativos. O evento é uma espécie de marco do verão russo, quando muitas pessoas peregrinam para a região com o intuito de aproveitar essa reunião cultural em julho.

Alfa Future

O Alfa Future é o grande evento de música eletrônica da Rússia, aproveitando o verão para reunir grandes nomes em uma cidade chamada Nizhny Novgorod. Falando assim, pode parece que apenas DJs russos tentanto um lugar ao sol tocarão por lá, certo?

Na prática, é absolutamente diferente. Esse é um dos principais festivais de música na Rússia, e já recebeu nomes como Nero, Avicii, Skrillex, ATB, Paul Oakenfold e Infected Mushroom. O grande ponto forte do evento é seu caráter experimental: artistas e convidado são bem vindos para testar novas tecnologias e técnicas, justificando o caráter vanguardista deste relevante evento da música eletrônica.

Kubana

Na costa do Mar Negro, existe uma região chamada Krasnodar. Nela, há uma pequena vila chamada Veselovka, que vive tranquilamente durante 359 dias do anos. Nos outros seis, no entanto, o pequeno local recebe um festival que recebe dezenas de artistas todos os anos, e transforma a região no centro musical da Rússia durante quase uma semana, durante agosto.

O último evento do Kubana reuniu quase 50 artistas de peso, com gêneros musicais variados para agradar a todos os gostos. Isso faz com que pessoas de todos os estilos reúnam-se em um único evento, que mostra a paixão russa pela música.

Europa Plus Live

O Europa Plus Live é o que se pode considerar como o evento musical mais popular, no sentido de reunir os artistas melhor cotados no pop russo. Trata-se de um evento mainstream de porte significativo, reunindo pessoas de todas as idades.

Leave a Reply