Dicas essenciais de como organizar uma mala de viagem

O bom e velho dilema sobre como organizar uma mala de viagem habita a rotina dos viajantes de todas as idades e níveis de experiência. Para muitos, a forma correta para organizar uma mala de viagem acaba se transformando em uma espécie de receita da família: sempre há um segredo e um toque especial que permite os melhores resultados.

Na prática, cada técnica que facilite a organização e permite que mais itens caibam na mala é importante. Por isso, reunimos algumas das principais dicas sobre como organizar uma mala de viagem, para que você aprenda, com a opinião de especialistas, quais são as formas mais eficientes. Confira:

Primeiro passo: escolher a mala certa

Muitas pessoas simplesmente ignoram este fator, e querem que qualquer tipo de bagagem caiba perfeitamente em todos os tipos de mala. Existem, no entanto, variações que facilitam ou dificultam certos pontos. Em geral, a mala mais apropriada para cargas variadas é a retangular, pois evita maiores dificuldades.

Além disso, é importante dar atenção ao tamanho: não é necessário ter uma mala excessivamente grande, pois isso acaba atrapalhando. Em viagens em família, por exemplo, é importante considerar qual será a distribuição de quartos, para que as malas não precisem ser “compartilhadas” entre quartos diferentes.

Pensar de forma versátil

Outra dica que vem antes mesmo de como organizar uma mala de viagem em si, é pensar no que você levará na viagem. Neste caso, a regra é versatilidade. Talvez aquela sua combinação de roupas favoritas e super específica, que parece não combinar com mais nada, não tenha espaço em uma viagem.

Dê preferência por itens que funcionam bem em diversas situações, e podem ser combinados entre si. Pense antes no clima, nas atividades que você irá realizar e adapte suas roupas a isso. Isso garantirá uma mala mais adaptada e com menos itens desnecessários.

Afinal, como organizar uma mala de viagem?

Chegando ao momento que realmente importa, é hora de pensar em como organizar uma mala de viagem propriamente dita. Existem algumas regras fundamentais na hora da organização que fazem toda diferença e algumas dicas adicionais e mais específicas. Confira:

Regras fundamentais

No que diz respeito às regras gerais que você sempre deve ter em mente, é necessário dar atenção especial a certos pontos. O primeiro deles é a ordem de colocação das roupas: roupas que amassam menos ficam na parte inferior da mala. As que amassam mais, devem receber a menor quantidade de peso possível sobre elas.

Em geral, isso significa iniciar por calças mais pesadas, shorts e até mesmo calçados, se forem levados na mesma mala. As roupas íntimas, em geral, também não são uma preocupação em relação a estarem ou não amassadas. Por isso, não precisam receber atenção especial quanto ao peso que há sobre elas.

Outra dica fundamental diz respeito às camisetas. Elas podem estar dobradas da maneira tradicional e serem enroladas. Essa dica facilita não apenas na obtenção de mais espaço, mas auxilia significativamente na manutenção de uma mala organizada ao longo da viagem.

Itens especiais

Outro fator importante sobre como organizar uma mala de viagem diz respeito a peças que exigem um pouco mais de atenção. Sempre é útil você carregar sacos plásticos em sua bagagem. Isso permite a separação de roupas íntimas, sapatos sujos e, até mesmo, roupas de banho que não tiveram tempo de secar completamente antes da organização de retorno da bagagem.

Quando sua bagagem inevitavelmente carregar muitos sapatos, considere levar uma mala adicional para eles – especialmente se você estiver fazendo uma viagem conjunta, podendo utilizar uma única mala para todos os sapatos do grupo. Isso aumentará um quantidade significativa de espaço disponível.

Quanto aos itens de higiene, lembre-se de sempre contar com uma frasqueira ou peça que os proteja. Além disso, é útil preparar algum tipo de reforço para que os produtos não vazem, caso você saiba que eles tenham alguma fragilidade nesse sentido.

Leave a Reply