Comidas Típicas da Rússia

As comidas típicas da Rússia estiveram excluídos dos altos círculos de gastronomia durante muito tempo. Em parte em função do predomínio da oeste europeu, em parte em função do fechamento do país, os próprios ingredientes não pareciam oferecer grande atração.

Atualmente, no entanto, as comidas típicas da Rússia são cada vez mais descobertas e apreciadas ao redor do mundo, e percebe-se uma variedade muito interessante em sua execução.

Na Rússia, faz-se café da manhã, almoço e janta, assim como no Brasil. As duas primeiras refeições geralmente são as mais reforçadas – uma necessidade especialmente nos períodos mais frios. O café da manhã inclui carboidratos e proteínas em maior concentração, e o almoço geralmente inclui três pratos, iniciando-se sempre pela sopa.

O mais interessante nas comidas típicas da Rússia é a reunião de elementos orientais e ocidentais, além da necessária criatividade para desenvolver uma gastronomia interessante em locais onde, não raras vezes, o cultivo de alimentos era dificultado.

Conheça algumas das comidas típicas da Rússia, em seus pratos mais tradicionais e icônicos:

Borshch (em cirílico, Борщ)

O borshch é, sem dúvidas, um dos pratos mais icônicos da culinária russa. Trata-se, na prática, de uma sopa de beterraba. Na prática, a beterraba é a base para a sopa que inclui carnes, legumes e diversas variações de ingredientes. Como qualquer receita muito tradicional, cada família possui sua própria receita de borshch. Geralmente, a sopa é consumida junto a uma porção de creme de leite fresco.

Pelmeni (em cirílico, Пельмени)

O Pelmeni faz parte do panteão de comidas típicas da Rússia adoradas por todos – e não sem motivos. Trata-se de uma espécie de almôndega envolta em uma massa, o que faz do pelmeni um “bolinho de almôndega”. Não há como não gostar, certo? Pode-se comer os bolinhos sozinho, com creme, manteiga ou, até mesmo, acompanhando um caldo ou sopa.

Pirozhki (em cirílico, Пирожки)

Um pirozhki é a versão russa do que normalmente chamaríamos de pastel. Seu recheio pode ser de batata, carne, queijo ou até repolho. Em alguns locais, o pirozhki possui uma cor bem dourada, quando recebe uma camada adicional de ovos pincelados. Em outros locais da Rússia, é comum que sejam recheados de salmão ou outros peixes locais.

Blini

Outra imperdível delícia entre as comidas típicas da Rússia são as blini – semelhante a panquecas bem finas, que enrolas diferentes recheios – salgados ou doces, assim como no Brasil.

Shashlyk (em cirílico, Шашлык)

Entre as comidas típicas da Rússia, o Shashlyk é uma espécie de kebab russo, geralmente de uma combinação de carnes distintas ou, até mesmo, legumes.

Ikra (em cirílico, Икра)

Ikra é o nome russo para o que chamamos de caviar. Diferentemente daqui, o caviar é barato por lá, e faz parte do café da manhã padrão, comido sobre o pão preto ou, até mesmo, junto aos blinis. De cor vermelha ou preta, o caviar está entre as mais icônicas comidas típicas da Rússia.

Okroshka (em cirílico, Окрошка)

Trata-se de uma sopa de vegetais, servida fria. É considerada uma comida saudável do cardápio tipicamente russo. Em algumas vezes, é servida com carnes, ovos ou presunto. Em certas receitas, é feita com a bebida típica chamada Kvas.

Leave a Reply