Clima nos Estados Unidos de acordo com a época do ano

A variação do clima nos Estados Unidos de acordo com a época do ano é algo importante a se considerar. Não é apenas isso, no entanto, que deve ser levado em consideração – o local também desempenha um papel fundamental neste aspecto.

Quando pensamos no clima do Brasil, que é um país grande, geralmente podemos considerar todas as diferenças que existem nas regiões: há locais quentes o ano inteiro, locais muito chuvosos, locais com estações bem definidas e locais onde até mesmo neva.

O clima nos Estados Unidos é ainda mais variável, pois seu território é ainda maior que o do Brasil. Em outras palavras, os Estados Unidos contam com uma grande variabilidade, desde praias sempre quentes, até o sempre congelado Alaska.

Entenda melhor como funciona o clima nos Estados Unidos, suas variações e sub-regiões, de acordo com os destinos turísticos mais procurados por lá:

O clima nos Estados Unidos de acordo com a época do ano

Nos EUA, as estações funcionam de foram inversa ao que ocorre no Brasil. Isso se dá em função do local distinto no hemisfério. É por isso que conhecemos os famosos filmes de natal com muita neve, enquanto o natal brasileiro sempre acontece no verão quente.

Por lá, o inverno acontece entre dezembro e março, a primavera vai de março a junho, seguida pelo verão – até setembro – que dá lugar ao outono – até dezembro. São as estações opostas às nossas, de acordo com a época do ano, e isso deve ser levado em consideração na hora de determinar sua mala para a viagem.

O clima em Nova Iorque

Um dos principais destinos turísticos dos EUA é Nova Iorque. Por lá, é essencial dar a atenção ao período do ano de sua viagem. No verão, você pode encontrar temperaturas acima de 30 graus Celsius. No inverno, por outro lado, pode-se viver climas de até 5 graus abaixo de zero.

Por isso, seu itinerário deve ser diretamente ligado ao momento de sua visita. A cidade é uma das mais agitadas do planeta, e sempre há algo de interessante para se fazer por lá. Por isso, pode-se aproveitar aquela promoção especial em qualquer momento do ano, bastando saber quais roupas levar.

Costa Leste

Quem vai à costa leste dos EUA (como Miami e Orlando) irá encontrar um clima ideal para a praia durante todo o ano, exceto no inverno. A dica, no entanto, é fugir das chuvas: primavera e outono reduzem a possibilidade de pegar um dia chuvoso, mas ainda assim assim quentes.

No inverno, é possível que alguns dias entreguem temperatura abaixo dos 15 graus Celsius, e é comum que esteja frio o suficiente para estragar a praia. É importante, por isso, alias as intenções de sua viagem com a época do ano: ir a um parque aquático em Orlando, por exemplo, pode não ser uma ideia muito boa se você está em um clima de 10 graus Celsius.

Costa Oeste

A Costa Oeste apresenta um clima mais ou menos semelhante ao da Costa Leste, mas é um pouco mais propenso ao frio. O clima nos Estados Unidos fica mais intenso à medida que aproxima-se do norte, e a costa oeste fica mais “acima” que a parte do continente que atinge outro oceano.

A regra, de forma geral, é muito calor no verão e possibilidade de temperaturas bem frias no inverno. Se você gosta de agitação, o verão é perfeito para este lado dos EUA. Se prefere bom clima, mas tranquilidade, o ideal é recorrer à primavera e ao outono para aproveitar o melhor de dois mundos.

Hawaii

Embora muitos nem mesmo lembrem-se, o Hawaii é parte do território dos EUA. O arquipélago conta com um clima tropical bastante destacado, e é um destino essencialmente quente. É importante considerar que as estações não obedecem aos mesmos padrões do resto do país no Hawaii.

Para se ter uma noção, a média anual da temperatura é de 27 graus durante o dia. As chuvas ficam concentradas no inverno,no período entre dezembro e março. Trata-se, no entanto, de chuvas litorâneas, que não chegam a atrapalhar o momento ou a temperatura. O ponto para o qual deve-se dar mais atenção é o de grandes tempestades que podem ser arriscadas. Elas tendem a acontecer no inverno, mas não ocorrem todos os anos.

Leave a Reply