Cidades Turísticas no Paraná: principais destinos

As cidades turísticas no Paraná vão muito além de sua capital, embora ela seja realmente charmosa. Na prática, o estado é muito rico em belezas naturais, desde suas praias e ilhas famosas, até o interior. O Paraná possui algumas amostrar impressionantes de mata atlântica, além de contar com vários acidentes geográficos que geram visuais deslumbrantes.

Além disso, é claro, há as pequenas cidades de clima muito diferente do que os estados ao norte estão acostumados, o que dá uma charme muito especial para este estado construído por imigrantes, que trouxeram – além de seu trabalho – parte de sua cultura em uma mescla muito interessante que enriquece o país.

Confira algumas das principais cidades turísticas no Paraná:

Curitiba

Embora seja um clichê, Curitiba precisa estar citada entre as cidades turísticas no Paraná. Além de seu importante papel como capital do estado, a cidade é bela por si só, rica em parques, bosques e natureza, além de atrações muito interessantes, como a Ópera de Arame, o Museu Oscar Niemeyer e o fabuloso Jardim Botânico de Curitiba.

Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu vai além das cidades turísticas no Paraná. É uma cidade turística – e de diversos outros tipos de interesses – de nível nacional. Além da curiosa situação de tríplice fronteira, as cataratas da foz formam um conjunto que totaliza 275 quedas d’água. As mais altas possuem 90 metros de altura – o que torna fácil imaginar a imponência do local para quem observa. É um dos passeios obrigatórios para quem quer conhecer os principais destinos do Brasil.

Vale do Itararé

O Vale do Itararé é uma região do estado do Paraná, conhecido pela abundância de visuais fantásticos. Como o próprio nome indica, trata-se de uma formação geográfica em vale, que é cercada por mata atlântica por todos os lados. Nas trilhas feitas por este local, é possível encontrar, além da vida selvagem, cachoeiras e cânions gerados por essa formação do vale, o que enriquece muito a paisagem.

O Vale do Itararé fica a mais de 300 quilômetros da capital Curitiba. Por isso, é útil reservar mais de um dia para fazer um passeio mais tranquilo por lá, se você chegar ao estado pela capital.

Ilha do Mel

É óbvio que em uma lista de cidades turísticas no Paraná, não poderia faltar a icônica Ilha do Mel. Entre os principais destinos de visitantes no Paraná, a ilha abriga as mais lindas praias do estado. Rica em uma beleza natural singular, ela ainda possui um charme muito típico de ilhas tranquilas, o que a tornou um dos principais destinos para viagens românticas.

Antonina

Antonina é uma típica cidade histórica. Com sua principal atividade – tanto hoje, quanto no passado – relacionada aos portos, a cidade é cercada pro pela Serra do Mar. Trata-se de uma impressionante cadeia de morros e cerca de 80 km de Curitiba, que protegem Antonina e sua arquitetura colonial, representada pelas igrejas e pela histórica Estação Ferroviária.

Morretes

Também junto à serra do mar, está Morretes. Aos pés dos morros, a cidade é um típico lugar para diversão de um fim de semana prolongado. Trata-se de uma das cidades turísticas no Paraná com mais opções gastronômicas concentradas em um pequeno espaço. O passeio de trem dá um charme especial ao local, e certamente vale a pena de ser experimentado entre uma refeição fantástica e outra. Morretes é um local ideal para um passeio focado em gastronomia.

Prudentópolis

Prudentópolis é o destino certo para quem gosta de observação da natureza e passeios com aventura. O local é especialmente conhecido por suas enormes cachoeiras. Não se trata de um exagero: mais de uma centena de cachoeiras de Prudentópolis apresentam altura superior a 80 metros, sendo a mais alta com quase 200. Trata-se do Salto São Francisco – a maior do sul do Brasil, com 196 metros de altura.

Leave a Reply