Brasileiro pode dirigir carro na Rússia?

Uma das principais dúvidas que surgem para que quer visitar as antigas terras da central soviética é saber se brasileiro pode dirigir carro na Rússia. Conhecido por seu trânsito maluco e pelos icônicos Lada (marca automotiva russa), o país possui as mesmas regras internacionais que a grande maioria das nações no que diz respeito à condução, e não há grandes complicações burocráticas para isso.

É necessário, no entanto, saber as principais características sobre o trânsito russo e sobre as questões locais de conduções, para evitar incômodos desnecessários. Entenda como um brasileiro pode dirigir carro na Rússia, quais as exigências e as principais dicas a respeito do assunto:

Afinal, brasileiro pode dirigir carro na Rússia?

Sim, a CNH brasileira é válida para o trânsito russo, assim como para a maior parte do locais do planeta, onde vigora o tratado internacional que valida as habilitações locais em outros países.

Via de regra, tanto a CNH brasileira nacional, que geralmente carregamos por aqui, quanto a internacional são válidas. É necessário considerar, no entanto, que as autoridades russas não são exatamente conhecidas por sua leniência e objetividade, e não é raro que aproveitem certas oportunidades para tirar vantagem.

Por isso, se possível, solicite sua carteira internacional antes de sair do Brasil. Apesar de ser necessário um investimento adicional para isso, você terá mais tranquilidade para dirigir, uma vez que o documento é traduzido em diversas línguas e acaba com as chances de um policial complicar por você por não saber se sua CNH nacional é válida ou não.

Dessa forma, é certo dizer que brasileiro pode dirigir carro na Rússia, mas sempre vale a pena favorecer sua sorte e ter a carteira internacional em mãos para evitar transtornos.

Seguro obrigatório

Algo importante para se levar em consideração, além do fato de que brasileiro pode dirigir carro na Rússia, é que todo carro na Rússia precisa ser segurado. Não adianta em nada você ter a autorização para permitir e o veículo estar irregular.

Por isso, ao alugar o carro, certifique-se de que sua locação inclui seguro, e de que a locadora entregou a apólice para você. Se você for parado pela fiscalização, é preciso mostrar a apólice às autoridades.

Dicas para a escolha de carros

Em geral, os carros russos são bastante semelhantes aos nossos, e não há motivos para ter grandes preocupações em relação à escolha de carro. A situação muda, no entanto, se você estiver em um período de neve. Neste caso, dê preferência a veículos com tração integral e, se possível, um pouco mais altos. Isso facilita bastante a vida no trânsito, especialmente em função da falta de experiência brasileira ao dirigir junto à neve.

Certifique-se de estacionar regularmente

Embora haja uma série de vias públicas com locais vagos para estacionamento, a maior parte deles – ao menos em Moscou – é paga. O serviço é barato, e funciona de maneira semelhante aos métodos mais comuns no Brasil, onde “compra-se” o tempo de estacionamento em um posto eletrônico próximo às vagas.

Uma dica interessante adicional é baixar o aplicativo para smartphone que permite o pagamento online no momento em que você estaciona, evitando que você precise ir ao posto eletrônico.

Leave a Reply