Bebidas e Drinks na Rússia

Não é nenum segredo que a Rússia é um lugar significativamente exótico para a cultura brasileira, e as bebidas e drinks na Rússia são prova inquestionável disso. Ao contrário do que muitos pensam, as bebidas e drinks na Rùssia não são essencialmente alcoólicos e terrivelmente embriagantes. Há, claro, a vodka – mas essa é apenas uma bebida tradicional em meio a toda uma vasta cultura, que passou por diversas proibições em relação ao álcool ao longo da história.

Confira algumas bebidas e drinks na Rússia dos quais você provavelmente nunca ouviu falar, mas certamente precisará provar quando viajar para lá:

Kvas (em cirílico, Квас)

Kvas é, provavelmente, uma das bebidas mais populares da Rússia. Trata-se de uma bebida não alcoólica e muito refrescante, que pode ser adquira em barris ou garrafas. É mais ou menos parecida com a cerveja, embora não tenha álcool em sua composição, e é vendida em praticamente todos os lugares.

Kefir (em cirílico, Кефир)

A forma mais comum de se referir ao Kefir é como “leite azedo”, embora o nome não faça jus ao seu sabor. Típica do cáucaso, a bebida foi rapidamente adotada por culturas eslavas em geral, onde é considerada uma excelente bebida para a saúde.

Fala-se, inclusive, em utilizar Kefir como uma forma de limpar o organismo ao ingerir apenas essa bebida durante um dia inteiro.

Baikal (em cirílico, Байкал)

Se o Brasil possui refrigerante baseado em guaraná, entre as bebidas e drinks na Rússia há um refrigerante típico, feito a partir das ervas locais, chamado Baikal. O nome é dado em referência ao lago siberiano de Baikal, o maior do mundo, e o refrigerante é uma das tantas heranças soviéticas existentes no país.

Mors (em cirílico, Морс)

O Mors é uma espécie de suco russo, feito com um tradicional receita de frutas do norte, incluindo mirtilos e outras frutas típicas de locais gelados. Pode ser encontrado tanto em garrafas, industrializado, quanto feito fresco em restaurantes e comércios locais.

Tarkhun (em cirílico, Тархун)

O Tarkhun é mais um refrigerante entre as bebidas e drinks na Rússia. Este, diferentemente do Baikal, é feito a partir de estragão, uma erva com cheiro bastante característico. A bebida é um dos refrigerantes mais antigos das rússia, datando do século XIX.

Riazhenka (em cirílico, Ряженка)

A riazhenka é mais uma bebida feita a partir do tão valorizado leite russo. Ao contrário do leite azedo Kefir, possui uma consistência mais grossa e uma cor mais amarelada. Trata-se de uma bebida mais pesada e complexa, e um pouco menos popular.

Toplionoie moloko (em cirílico, Топлёное молоко)

Mais uma bebida feita a partir do leite, o toplionoie consiste em aquecer o leite lentamente durante muito tempo, até que sua cor torna-se mais bege, e seu sabor adquira novas características. Essa receita é a base da riazhenka.

Suco de bétula (em cirílico, Берёзовый сок)

O suco de bétula está entre as bebidas e drinks na Rússia mais típicas. O ideal é beber o suco fresco, na primavera, retirado o mais próximo possível da hora de beber. Doce e refrescante, o suco é extraído da bétula através de uma técnica antiga russa, sem a planta morra.

Vodca (em cirílico, водка)

A lista não poderia ser encerrada, é claro, sem a vodca. Entre os alcoólicos, certamente é a primeira posição entre bebidas e drinks na Rússia. A vodca não é apenas uma coisa: pode ser destilada a partir de milho, batata, cevada, trigos e até mesmo figos. Trata-se de uma bebida com um processo exigente, que a torna incolor. As melhores vodcas buscam a pureza, retirando aromas e sabores muito ressaltados. Obviamente, apenas a vodca russa atende ao gosto local, o que faz com que seja necessário experimentar a bebida por lá para realmente entender seu significado!

Leave a Reply