Bagagem extraviada: o que fazer?

Ter a bagagem extraviada é uma das principais preocupações de todos viajantes. Chegar em seu destino e simplesmente não poder ter as coisas que você preparou para a viagem pode ser um grande problema, não apenas no aspecto financeiro, mas com potencial de dificultar o andamento de toda viagem.

Entenda o que fazer em casos de bagagem extraviada, quais os passos necessários, e algumas dicas para como evitar e como lidar com a situação:

Porque a bagagem é extraviada? É possível evitar?

Existem diferentes motivos para o problema da bagagem extraviada. Ele pode ocorrer desde uma erro em conexões, falha na organização da empresa, até furto, perda  ou engano. Isso significa que, até que o problema seja resolvido, você não terá como saber qual a causa do extravio.

Como contrapartida, tudo que você pode fazer é tomar medidas prévias para evitar ao máximo que eles ocorram, mesmo que não dependa de você. Embora roubos e enganos sejam responsabilidade de terceiros, você pode reduzir os riscos ao tornar sua mala facilmente identificável, por exemplo.

No caso de perdas, quando a identificação e etiqueta da mala desgrudam o objeto, você pode mitigar o problema colocando informações e, até mesmo, seu destino, nas informações da bagagem, além dos identificadores da companhia aérea. Obviamente, nenhum destes motivos é culpa sua, mas sempre há algo que pode ser feito para dar a menor quantidade de chances possível para o azar.

Outra dica importante é retirar informações de voos ou destinos anteriores. Embora haja um certo charme nas várias etiquetas de destinos prévios, isso dificulta a organização da companhia aérea, e aumenta os riscos de que cometam algum erro. Ao identificar sua mala, utilize ao menos uma característica que você possa ver de longe, para que você tenha chance de identificar caso alguém esteja pegando a bagagem por engano (ou não).

O que fazer em caso de bagagem extraviada?

O primeiro passo quando você perceber o caso de bagagem extraviada é comunicar a agência aérea. Fale imediatamente com a companhia e peça por algum formulário escrito que comprove que você os comunicou. É importante que você mantenha um registro de ter comunicado o problema.

Por padrão, a empresa fornece o Relatório de Irregularidade de Bagagem, e é este documento que você deve solicitar. Se, por algum motivo, a empresa rejeitar a sua solicitação de pedido, envie um e-mail para o atendimento da empresa registrando a reclamação e a recusa de utilização do relatório, com a maior quantidade de informações relevantes possível.

Nos casos em que sua bagagem não é imediatamente devolvida, a empresa é obrigada a disponibilizar algum valor financeiro para que adquira itens de necessidade especial. Obviamente, não se trata de uma indenização, mas de uma compensação. Por isso, você deverá apresentar os comprovantes destes gastos.

Passado o estresse inicial, se a mala não for encontrada, a empresa terá um período de 21 a 30 dias para localizar e devolver sua mala. Devolvendo a mala ou não, ela precisará indenizar você pelo transtorno – mas a questões só começa a ser debatida a partir do término deste período.

Em alguns casos, será necessário ingressar judicialmente contra a companhia para garantir seus direitos. Por isso, registre o máximo de informações possível durante o processo de diálogo após o extravio da bagagem.

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