Air Europa é boa? Vale a pena?

Grande inimiga de muitos viajantes, mas uma agradável surpresa para alguns outros, a Air Europa é uma polêmica companhia aérea no que diz respeito ao seu serviço. Desenvolvida com o objetivo de oferecer passagens mais acessíveis de diversos locais até Madri – e de lá para vários outros – a companhia é uma opção que todos viajantes em busca de um orçamento mais enxuto costumam buscar.

A empresa foi criada em 1986, e oferece voos de diferentes destinos para Madri, ou utilizando a cidade como escala. Por isso, é bastante comum para quem busca rotas na Europa. Os preços chamam a atenção, mas será que realmente vale a pena?

Confira nossa avaliação com base em diversos relatos de viagens que encontramos a respeito da Air Europa, e quais são as características, cuidados necessários e pontos de discussão:

Pontualidade

A pontualidade quase nunca depende da empresa, em termos gerais. Há diversos fatores que influenciam neste aspecto, mas a organização das filas e agilidade do embarque são responsabilidade da companhia.

Neste caso, os relatos são variados: em voos mais densos, como o famoso São Paulo – Madri, a Air Europa costuma ser pouco eficiente ao lidar com suas filas de passageiros, o que gera muito descontentamento entre os usuários.

Preço

O preço da Air Europa é sua principal vantagem. É comum que em uma viagem de São Paulo a Madri, a companhia seja de 10% a 20% mais acessível que seus principais concorrentes. É necessário compreender que a proposta de preço mais baixo apresenta um custo: o serviço é declaradamente menos sofisticado em prol do valor final.

Por isso, é necessário que o usuário avalie se um orçamento um pouco melhor realmente vale a pena em um voo relativamente longo até a Europa.

Qualidade do serviço e atendimento de bordo

A qualidade do serviço e o atendimento nas aeronaves da Air Europa é, provavelmente, um dos pontos pior avaliados. Espere encontrar sistemas inoperantes e, não raras vezes, funcionários poucos dispostos ao atendimento.

É comum o relato de viajantes que percebem funcionários recorrentes nas rotas de voo entre o Brasil e a Espanha, mas que fazem questão de “não entender  “ o passageiro que fale português. Obviamente, existem exceções, mas é importante estar preparado para este tipo de atendimento.

Conservação dos equipamentos

A conservação é o número um na escala do desastre das avaliações feitas a respeito da Air Europa. Poderia ser cômico se as pessoas não fossem prejudicadas por este tipo de problema. Não é raro ler relatos de quem encontrou bancos sujos, bandejas cheias de comida de um voo anterior e banheiros imundos.

Há avaliações que mostram fotos até mesmo de itens do equipamento do banheiro “consertados” com fita adesiva, assim como poltronas velhas e gastas.

Entretenimento de bordo

Se você procurar por avaliações da Air Europa, é provável que mais de 80% delas faça uma recomendação muito clara e curiosa: leve coisas para fazer a bordo. O motivo? Além das poucas opções disponíveis no sistema de entretenimento da companhia, é comum que ele simplesmente não esteja funcionando, em função da má conservação feita pela empresa.

Por isso, carregue seus filmes favoritos, baixe aquele álbum novo no Spotify e teste o serviço de download de séries da Netflix. Há grandes chances de esse ser o momento perfeito para recorrer a essas amenidades.

Comida

A comida geralmente não tem uma avaliação tão ruim quanto se espera após ler os pontos anteriores. Obviamente não se deve esperar por um jantar de um restaurante bem conceituado – mesmo assim, é comum ter refeições nos níveis de qualquer outra companhia.

É possível, no entanto, que você seja daquelas pessoas com um pouco menos de sorte, e peguem um voo onde a comida simplesmente beira o incomestível.

Leave a Reply